Qual o tempo adequado para escovação após a refeição?

Na infância somos ensinados a escovar os dentes logo depois da refeição e o quanto antes melhor. Por isso grande parte da população tem o habito de terminar de comer e já correr para escovar os dentes acreditando que esse seja o melhor hábito e…

Na infância somos ensinados a escovar os dentes logo depois da refeição e o quanto antes melhor. Por isso grande parte da população tem o habito de terminar de comer e já correr para escovar os dentes acreditando que esse seja o melhor hábito e que só assim a higiene bucal será 100% eficaz. Mas não é bem assim!  O mais indicado pelos dentistas é escovar os dentes 30 minutos após as refeições.

Isso deve ser feito para manter o equilíbrio do PH bucal, logo após a refeição a saliva age neutralizando os ácidos bucais (principalmente se tiver consumido alimentos ácidos) mantendo o equilíbrio da microbiota bucal. Quando a saliva não age o ácido bucal aumenta as chances de proliferação de bactérias que podem causar a cárie.

Como consequência disso também temos a erosão dentária. A erosão é a perda da estrutura química do dente devido à dissolução por ácidos que não são de origem bacteriana. Isso acontece porque, ao escovar os dentes antes de deixar a saliva agir neutralizando os ácidos, eles podem ser espalhados pela superfície dentária, causando esse problema.



NOVIDADES RELACIONADAS

Fique por dentro das últimas novidades e lançamentos de produtos

preloader