Escovação infantil: Estimular esse hábito na rotina dos pequenos é fundamental para toda a vida.

A maneira lidar com os pequenos no momento da higienização bucal, faz toda a diferença para que eles gostem dá atividade.

Os cuidados com a saúde bucal começam já nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer diariamente a higiene da boquinha do bebê. A partir dos 3 anos é importante começar a estimular a criança para que ela realize a escovação junto com os pais até que ela adquira coordenação motora para começar a escovar os dentes sozinhos. Os pequenos precisam entender o quanto a escovação é importante e suas vantagens. Por isso, a ajuda dos pais é essencial nessa fase. Confira algumas dicas de Kess, para que esse momento seja tranquilo a prazeroso para pais e filhos.

Escolher a escova

A escova contribui muito para que a criança goste da hora de escovar os dentes por isso apostar em escovas lúdicas com personagens será um grande incentivo para ganhar mais afinidade com a escovação.

Levar a criança junto na hora de comprar a escova e permitir que ela escolha a que mais lhe agrada, vai deixa-la empolgada e estimular a percepção das cores e formatos de escovas.

Kess possui uma variedade de escovas que vão de 0 a 7 anos passando por todas as fases da dentição infantil.

 

 

Depois de escolhida a companheira de escovação, é hora de ir para frente do espelho e praticar.

Escovar os dentes juntos com os pais

Crianças tendem a imitar as ações dos adultos, escovar os dentes junto com os pais vai deixar a tarefa mais interessante e divertida.

Ambiente adequado

Subir vaso sanitário ou ser segurado no colo para alcançar a pia pode deixar a criança insegura. Invista em um banquinho ou escadinha segura para que a estatura não o impeça de se enxergar no espelho e alcançar todos os utensílios necessários.

Seja paciente 

Perder a paciência, alterar a voz ou “acelerar” a escovação, pode traumatizar a criança. Fazendo com que ela acabe associando a escovação a um momento ruim, onde corre o risco de levar uma bronca. Por isso mantenha a calma.

Evite falar dos bichinhos 

Dizer que é preciso retirar os bichinhos ou sujeira dos dentes passa uma impressão de algo desagradável isso pode acabar assuntando a criança. Dê preferência para o uso de termos como “limpar os dentinhos” ou “deixar o sorriso branquinho”.

Crie rotina

Habitue a criança a escovar os dentes sempre no mesmo horário. Após a refeição pergunte qual o próximo passo? E agora o que vamos fazer?

Isso vai ajudá-la a lembrar que após as refeições ela tem sempre essa tarefa.

Use a criatividade

Com a criançada tudo vira brincadeira e com a escovação não deve ser diferente, solte a criatividade ouvindo músicas infantis que falem de escovação, conte história lúdicas que façam link com a limpeza dos dentes, ou jogos em que a criança deve escovar os dentes dos pais e vice-versa. Fazer analogias lúdicas com os personagens infantis também pode funcionar e incentivar a criança ter o sorriso bonito igual ao personagem favorito dela.

Visite o odontopediatra

O odontopediatra é o profissional especializado em saúde bucal infantil, ele está acostumado a lidar com crianças e vai deixar esse momento muito mais tranquilo. Além disso o odontopediatra geralmente possui um consultório adaptado com cenário especialmente pensando para deixar as crianças mais à vontade.  O dentista deve ser considerado pela criança um amigo, que ajuda a cuidar dos dentinhos e ter um sorriso saudável.

 

 

 

 

 

 



NOVIDADES RELACIONADAS

Fique por dentro das últimas novidades e lançamentos de produtos

preloader