Você tem bruxismo?

Saiba como identificar o problema, os sintomas e as formas de tratamento.

O bruxismo é uma disfunção caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes de forma inconsciente, principalmente durante à noite. “Como consequência, o paciente pode vir a ter desgaste do esmalte dentário, dores nas articulações da mandíbula, dores de cabeça e sensibilidade”, explica a odontologista parceria Kess, Luciana Bruzadin, que tira mais dúvidas sobre o problema.

 

O que causa o bruxismo?
“Geralmente, a disfunção é causada por problemas emocionais, como estresse e ansiedade, o que faz com que o paciente concentre toda a tensão nos dentes e desenvolva o hábito de ranger ou apertar”, explica a especialista e completa, “também pode ter relação com distúrbios do sono, como apneia ou insônia. A diferença é que, neste caso, o paciente tende a apenas rangê-los.

 

Como identificar o problema?
“Se atentando aos sintomas. Principalmente na parte da manhã, ao acordar, quando eles costumam se manifestar. Alguns deles são dor facial, devido à força com que os músculos maxilares são pressionados, dor de cabeça matinal e fadiga facial”, explica Bruzadin.

 

Bruxismo tem cura?
“Não, mas existe tratamento. Primeiro é necessário passar por uma avaliação profissional para definir o nível de intensidade da disfunção. Em seguida, é recomendado o uso de uma placa de proteção dentária acrílica durante à noite. Em casos mais graves o paciente também pode usá-la durante o dia. Essa placa tem como objetivo evitar o atrito dos dentes que provoca a tensão da mandíbula e desgaste, além de prevenir as dores de cabeça.”

 

Caso você tenha identificado que sofre de bruxismo, procure seu dentista e inicie o tratamento!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

NOVIDADES RELACIONADAS

Fique por dentro das últimas novidades e lançamentos de produtos